Uma primeira versão deste curso ocorreu na Jornada do Círculo de Psicanalítico de Pernambuco (CPP) em 2017. Foi um curso pré-jornada. No entanto, no decorrer do curso e da Jornada, me peguei fazendo algumas perguntas que nunca havia antes pensado, por exemplo: porque em casa temos apenas um banheiro para homens e mulheres e na rua temos banheiros para homens e mulheres? E, aquelas pessoas que são homens e se sentem mulheres ou mulheres que se sentem homens, vão em qual?
Eu nunca havia pensando nessa lógica binária que nos é tão natural, homem e mulher. Mas o que é ser homem e mulher? É apenas a diferença do sexo físico? É uma forma de ser nesse mundo? Hoje em dia são tantos nomes para falar sobre a sexualidade das pessoas (heterossexual, homossexual, transgênero, lésbica, gay, transexual, assexual, gênero binário, gênero não binário) que eu sempre me perco e com este curso pude pouco à pouco tentando fazer essas diferenciações.
Para quem trabalha na área da saúde escutando o sofrimento das pessoas, eu super recomendo o curso, principalmente se for que nem eu, que por não ter estudado muito sobre gênero e sexualidade acaba se perdendo no meio de tantas denominações, definições e diferenciações.
Agora, este curso está chegando em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Quem for da região deve aproveitar esta oportunidade para enriquecer este debate ou compreender melhor este novo universo que já já irá bater em nossas portas!

Nenhum comentário:
Postar um comentário