terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Novidades para 2018

Estou retomando pouco a pouco as atividades do blog.

Este ano de 2018 será um ano dedicado aos estudos e novos projetos na cidade de Garanhuns-PE. E, por isso, retomo as atividades informando sobre três grupos de estudo que estou iniciando em março com a psicóloga Jéssica Caroline de Moraes Veríssimo (CRP 02/19163).

O primeiro grupo terá início no dia 05 de março, próxima segunda-feira, e a nossa proposta é que juntos possamos aprender sobre a fenomenologia existencial e a psicanálise, duas abordagens bastante utilizadas pelos psicólogos em nosso Estado. Os teóricos das duas abordagens conversam entre si, permitindo que possamos nos aproximar e dialogar sobre a técnica e a teoria se pudermos manter a mente aberta e longe das ortodoxias.

O segundo estava previsto para iniciar no dia 07 de março, mas por motivo de força maior, foi adiado para o dia 15 de março, quinta-feira. Neste, iremos estudar sobre o universo do autismo dentro da teoria psicanalítica, visto que na atualidade muito se tem falado que a Terapia Cognitivo Comportamental, o ABA e o TEACCH são as únicas formas cientificamente comprovadas e possíveis de tratar o autismo. Na verdade, a teoria psicanalítica se debruça sobre o assunto e trabalha com esses sujeitos também, tendo, sim, sucesso em alguns casos. Além disso os estudos indicam que os dois métodos possuem taxas equivalentes de sucesso em seus tratamentos. São apenas formas diferentes de observar um mesmo fenômeno e a adesão do paciente e das famílias são indispensáveis para qualquer tratamento. Ademais, os relatos cada vez maiores de autistas falam sobre como o tratamento com o método ABA ou o TEACHH eram para eles insuportáveis.

O terceiro grupo de estudo pretende estudar sobre a morte e o morrer. Está marcado para começar no dia 13 de março, terça-feira, e a programação desse semestre está voltada para os aspectos culturais e ritualísticos da morte em nossa sociedade e em algumas religiões. Conhecer os diversos rituais, e como cada sociedade entende e encara a morte, ajuda os profissionais da área de saúde a compreender como podem ajudar pessoas que estejam sofrendo pela dor da perda de um ente querido, ou ajudar aquelas que estão nesse momento de passagem.

Postarei um pouco mais sobre cada um separadamente!!!

Até a próxima pessoal!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário