quinta-feira, 26 de março de 2015

Lumiando

Lumiar é fazer com que algo apareça, é iluminar. Iluminar o quê? O Lótus...

A flor de lótus, no oriente, significa a pureza espiritual. É aquela flor que apesar de toda a lama e de todo o charco no qual se encontra floresce e cresce. 

E o que é que Lumiar o Lótus significa, afinal?

Sou psicóloga. Psicóloga clínica. Trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Escuto suas dores, seus pesares, seus medos e suas esperanças. Observo o desabrochar de suas verdades, de sua força e os vejo perseverar e reinventar-se, ressignificarem tudo aquilo que os torna infelizes, assim digamos... ou, o que os leva ao consultório. 

Tal qual a flor do lótus, as pessoas crescem e desabrocham, apesar de todas as dificuldades encontradas em seu dia a dia. Elas perseveram, apesar de toda a desesperança, de todo o desacreditar. E, quando encontram algo que as sustente enquanto travam suas lutas, o ambiente terapêutico, no caso, elas desabrocham e encontram novas formas de serem elas mesmas no mundo que as cercas.

Apesar de toda a ciência e de todas as técnicas entendo a psicologia como uma ferramenta que ilumina esse desabrochar. E, este blog pretende compartilhar e comentar sobre este lumiar. Talvez, colaborar para que outras ideias e outras formas de entender o mundo sejam pensadas e repensadas.

Ah! E, claro! Divulgar meu trabalho!

E, entre pitadas de bom humor e assuntos sérios, iremos inventando e reinventando as experiências da vida.

Espero que gostem!